Baralho Cigano

A magia do baralho Cigano

O Baralho Cigano é um oráculo muito utilizado para ajudar a entender melhor nossos caminhos e esclarecer questões do dia – a – dia, sejam elas materiais, espirituais ou afetivas, além de auto conhecimento. Ele usa de muita intuição e simbolismo para que possamos entender melhor nossos caminhos e propósitos.


O surgimento do baralho cigano

O jogo de baralho cigano surgiu há muito anos. Segundo a lenda, os símbolos foram criados por Madame Lenormand que, além de cartomante, era também astróloga e numeróloga.

Os segredos do jogo de baralho cigano desapareceram após a morte de sua criadora, sendo seus manuscritos encontrados depois de 50 anos. A partir daí, desenvolveram o baralho cigano, que tem como ilustração figuras da época.

O baralho cigano é composto por 36 cartas com figuras que representam situações do cotidiano, por isso é de fácil interpretação.

Há diversas formas de jogá-lo e fazer a combinação das interpretações, mas você deve estar com uma dúvida ou pergunta em mente para que os símbolos e os significados façam sentido.


O jogo de baralho cigano é libertador, pois se baseia nas forças da natureza para desenvolver sua intuição e percepção. A partir disso, você consegue entender melhor seus conflitos interiores e usar os significados para resoluções efetivas em sua vida.

Cada carta cigana tem um significado transmitido por um símbolo. Voltados para questões psicológicas, elas ajudam a resolver problemas amorosos, profissionais e familiares.

O baralho não precisa ser estudado ou decorado, pois usa a percepção do tarólogo para fazer as interpretações. É de fácil entendimento e orienta de forma certeira.


O Baralho Petit Lenormand foi adaptado e difundido pelos ciganos. A necessidade de se ter um oráculo próprio veio da natureza dos ciganos, que só usavam o que era deles e recusavam tudo o que vinha dos Gadjés (não ciganos), pois não queriam ficar "presos" às idéias e símbolos que não pertenciam à sua cultura e cotidiano. Sendo assim, eles transformaram os desenhos, mudaram os significados do Tarô original e assim puderam trabalhar com um instrumento próprio.

Só encontramos no Baralho Cigano a vida ao ar livre, a natureza, rios, árvores e animais que são sempre retratados por fazerem parte do dia-a-dia dos ciganos. O povo cigano tem a liberdade e a vida com constante contato com a natureza. Faz parte da tradição cigana a prática da adivinhação pelas mulheres, porém, elas possuiam dois tipos de cartas: uma para o uso restrito do grupo cigano e outro que era usado para fazer adivinhação à comunidade. Por isso as pessoas se referem ao Petit Lenormand como o Baralho Cigano.