Orientação do Caminho

Saiba como o Coaching pode ajudar na orientação vocacional

A orientação vocacional tem como objetivo esclarecer todos os questionamentos que envolvem as escolhas que devemos fazer para prospectarmos o futuro, por meio de um conjunto de práticas e elementos que conduzem pessoas a delimitarem as escolhas, motivando-as a segui-las da melhor maneira possível.


Quanto mais cedo delimitar o caminho certo, menores serão as frustrações. O coaching pode ajudar, significadamente, no processo de identificação e desenvolvimentos de seus talentos e potencialidades, para que seja possível utilizá-los de forma adequada para atingir os resultados esperados. Os cursos de coaching ensinam sobre manter-se no cume da liderança e como chegar a ela, bem como a forma de se comportar diante dos desafios de uma carreira.

E se você tem dúvida sobre qual carreira seguir, o coaching pode ser uma excelente opção. Tido como uma das profissões que mais cresce no mundo, o coaching potencializa o seu autodesenvolvimento e autoconhecimento. Ao se tornar coach (profissional habilitado que conduz sessões de coaching), você poderá encontrar a sua verdadeira vocação profissional, e conduzir pessoas ao alcance de suas principais metas.

Assim como a orientação vocacional, o coaching envolve o diálogo entre coach e seu cliente, diálogo este que tem como objetivo levar o coachee a encontrar mais satisfação em sua vida, tanto na vida profissional quanto pessoal. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja a sua meta. Por isso, esse processo promove tantos resultados na área profissional. Por maximizar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, o coaching propicia um melhor entendimento sobre os anseios pessoais do indivíduo, fazendo com que ele identifique de forma assertiva o que o faz uma pessoa mais realizada e feliz, seja para ampliar realizações profissionais ou pessoais.


Muita gente opta por obter as respostas às perguntas anteriores ao longo do caminho. Outras pessoas preferem apoiar-se na orientação especializada e personalizada de especialistas, os chamados “coachs”. Esses profissionais realizam, em parceria com seus clientes, um processo chamado de “coaching”. Maria José Villafanha, coach, explica melhor o conceito: “O coaching é um processo inspirador que busca determinação e continuidade na busca de melhorias através das percepções da pessoa orientada, desenvolvendo sua capacidade de aprender a agir assertivamente”.

Em outras palavras, o trabalho do coach é facilitar algumas descobertas e orientar o caminho para o crescimento pessoal e profissional de forma mais rápida e assertiva. Mas para que essa relação funcione, é preciso que exista total confiança no coach escolhido para compartilhar seus anseios profissionais: “Verifique sempre a trajetória, credibilidade e formação de seu coach. Escolher um profissional sério e capacitado fará toda diferença para o seu sucesso”, finaliza Maria José.